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Número de jogadores e de cartas

Utiliza-se um baralho, com todas as 52 cartas. Podem haver de dois a dez jogadores.

Valores das mãos

Os valores do jogos ou mãos, em ordem decrescente, são os seguintes:
1) Straight Flush: cinco cartas do mesmo naipe, em seqüência. O Straight Flush mais alto, chamado Royal Straight Flush, é formado por Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. O menor, dependendo da menor carta utilizada (6 ou 7), é 10, 9, 8, 7 e Ás ou 9, 8, 7, 6 e Ás. Entre dois ou mais flusches, ganha o que for encabeçado pela carta mais alta.
2) Quadra: quatro cartas do mesmo valor - 4 Ases, 4 Reis etc. Entre duas ou mais quadras, ganhará a que for formada pelas cartas mais altas.
3) Full hand, full house ou full: um terno (três cartas do mesmo valor) e um par. Exemplo: Dama, Dama, Dama, 9 e 9. Entre dois fulls ganhará aquele que tiver o terno maior.
4) Flush: cinco cartas do mesmo naipe, que não formam seqüência. Se houver dois ou mais flushes, ganhará o que for encabeçado pela carta mais alta; se estas forem iguais, considerar-se-á a segunda maior, a terceira, se houver necessidade, e assim por diante. Só haverá empate se as cinco cartas de dois jogadores tiverem os mesmos valores.
5) Seguida, seqüência ou straight: cinco cartas em seqüência, independentemente dos naipes. Entre duas seguidas, ganhará a que for encabeçada pela carta de maior valor. Exemplo: A, R, D, V, 10 e 10, 9, 8, 7, Ás (valendo como seis) - vence a primeira.
6) Terno ou trinca: três cartas do mesmo valor. Ganha a trinca mais alta.
7) Dois pares: duas cartas do mesmo valor, outras duas do mesmo valor e uma quinta carta qualquer. Exemplo: 10, 10, 7, 7 e Ás. Se dois jogadores tiverem dois pares, ganhará aquele que tiver o par maior. Se este empatar, considerar-se-á o segundo par. Se este também empatar, ganhará quem tiver a quinta carta maior.
8) Um par: duas cartas do mesmo valor e outras três cartas de valores diferentes entre si. Exemplo: Rei, Rei, 9, 7, 6. Quando dois jogadores tiverem um par, ganhará quem tiver o par de maior valor. Se ambos tiverem o mesmo par, serão consideradas as cartas restantes. Exemplo: 8-8-Ás, 10, 9 ganha de 8-8-Ás-10, 7. Se todas as cartas de duas mãos forem exatamente iguais, as fichas apostadas serão divididas.

Embaralhamento e distribuição

No Texas Hold'em há quatro rodadas de aposta, sendo a primeira ao receber as duas primeiras cartas e as seguintes conforme a abertura das cartas. Em cada rodada de aposta cabe ao jogador as seguintes ações : sair (fold), passar (check), seguir (pagar a aposta recebida) ou relançar (aumentar a aposta recebida). No Texas Hold'em, cada jogador recebe duas cartas fechadas, que só ele pode ver. Também, cinco cartas abertas são dispostas na mesa. Cada mão é definida pela combinação de cinco cartas entre as sete que são disponíveis ao jogador (cinco na mesa mais as duas da sua mão). Antes de dar as cartas, em um jogo de Texas Hold’em dois integrantes da mesa são obrigados a pagar uma aposta mínima. Em cada rodada, portanto, são definidos os dois Blinds (escuros), o Small Blind (SB) e o Big Blind (BB), sendo que o Small Blind paga metade da aposta do Big Blind, assim os outros jogadores da mesa devem cobrir (ou aumentar se quiserem) a aposta do Big Blind se desejam continuar no jogo. Os Blinds são definidos na mesa pelos jogadores que estão à esquerda de quem faz o Crupiê (é também reconhecível pelo "botão" colocado na frente dele).

Desenrolar do jogo

Cada um recebe duas cartas. Quem deve se manifestar primeiro é o jogador à esquerda do Big Blind : ele pode cair fora, apostar, ou relançar o Big Blind. A rodada continua com os outros jogadores. No final da primeira rodada, o Crupiê coloca no centro da mesa três cartas abertas e visíveis a todos que é conhecido como Flop. A segunda rodada de apostas então começa. Dessa vez, quem começa é o jogador sentado à esquerda do "botão", ele pode apostar ou passar se ninguém ainda apostou. A partir do momento que alguém aposta, não é mais possível passar, só se pode seguir, relançar ou cair fora.

Depois do fim da segunda rodada, o Crupiê coloca mais uma carta aberta no centro da mesa. Essa carta é chamada de Turn. A terceira rodada começa. No jogo com Limite, o nível da aposta dobra no Turn (ver diferentes tipos de Hold’em ao final). Quem começa é de novo o jogador sentado à esquerda do "botão".

Depois do fim da terceira rodada, o Crupiê abre e coloca no centro da mesa uma quinta e última carta, o River. Assim completando as cinco cartas que os jogadores podem usar em comum. Segue-se então a ultima rodada de apostas.

Quando ela acaba, o último jogador que abriu ou relançou é quem deverá mostrar o jogo. Se for o melhor, é quem ganha as fichas. Senão, o que tem o melhor jogo o mostra e pega as fichas. Os outros não têm obrigação nenhuma de mostrar os jogos deles.

Variações

• Limit Hold'em (Com limite de aposta por rodada) : o nível de cada aposta é definido antes do início do jogo, dependendo da mesa. Exemplo : uma mesa 1$-2$ significa que a aposta é de 1$ antes do Flop e no Flop e 2$ no Turn e no River. Se o límite é do tipo 1$-2$ ou menos, utiliza-se a expressão de Low Limit.
• Pot Limit Hold'em (Limitado pelo total de fichas apostadas na mesa) : pode-se relançar (aumentar a aposta) somente no límite máximo do valor do que está já no pot, ou seja, as valor total das fichas apostadas na mesa até o presente momento.
• No Limit Hold'em : é possível apostar todas as suas fichas a qualquer momento, e até o cacife inteiro (se chama então de all-in,a jogada em que um jogador está com tobdas as suas fichas num mesmo jogo).
 
 

 

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